terça-feira, 27 de abril de 2010

A Pegada Ecológica e a sua História

O Que é a Pegada Ecológica?

A Pegada Ecológica é o nome que descreve a quantidade de materiais geológicos (provenientes na Terra, como: petróleo, madeira, rochas, água, ar, etc.) que seria necessária para sustentar toda a humanidade, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por cada um. Isto é, a Pegada Ecológica é a comparação do consumo do Homem com a velocidade de regeneração da Terra. Usando este processo, é possível estimar o quanto da Terra (ou quantas Terras) que seria necessário para apoiar a humanidade, se todos vivessem um estilo de vida semelhante. Os valores da Pegada Ecológica são geralmente representada pela medida ha (hectares per capita, ou seja, hectares por pessoa).

A Sua História

Esta definição fora outrora inventada por um professor canadiano ecologista chamado William Rees em 1992. William e o seu co-autor, Mathis Wackernagel escreveram e publicaram um livro denominado "Our Ecological Footprint: Reducing Human Impct on the Earth", em português: A Nossa Pegada Ecológica: Reduzindo o Impacto Humano na Terra".


Mathis Wackernagel, calcula que, em 2003, a Pegada Ecológica da humanidade foi, 25 por cento maior do que a capacidade do planeta para produzir esses recursos.
Já traduzido para português, este disse:
"Esta explosão ecológica significa que agora a Terra leva cerca de um ano e três meses para a Terra regenerar o que usamos em um único ano. A humanidade aumentou 4 por cento desde o último Relatório Planeta Vivo, o que foi baseado em dados de 2001, e é projetado para aumentar para 30 por cento em 2006. A pegada de dióxido de carbono, que representa a utilização de combustíveis fósseis, é quase metade do total global da pegada, e é a sua componente de crescimento mais rápido, aumentando mais de nove vezes 1961-2003."

1 comentário: